Câmara de Vereadores de Taió destaca conscientização sobre o autismo no Abril Azul
A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Taió neste mês de abril foi marcada pela conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro da campanha do Abril Azul. O pedagogo Ricardo
Renan Carlos

A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Taió neste mês de abril foi marcada pela conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro da campanha do Abril Azul. O pedagogo Ricardo Gonçalves, especialista em Educação Especial e Autismo, foi o convidado da noite para utilizar a tribuna e compartilhar informações e reflexões sobre o tema. Ele atua na Apae de Pouso Redondo e é referência na região.
Durante a fala, Ricardo destacou o crescimento expressivo dos diagnósticos nas últimas décadas. “Hoje, para cada 36 famílias, existe uma criança autista. Se pensarmos na população de Taió e cidades vizinhas, esse número é significativo. Nas escolas, vemos cada vez mais essas crianças chegando”, explicou.
Ele ainda ressaltou que o autismo se manifesta de forma diversa em cada indivíduo, sendo essencial compreender que o termo “espectro” indica justamente essa variedade de níveis de suporte. “Algumas pessoas precisam de muito apoio no dia a dia, enquanto outras são independentes, comunicativas e têm autonomia”, comentou.
Entre os principais desafios enfrentados por pessoas com TEA estão dificuldades de comunicação, compreensão de regras sociais, apego a rotinas e hipersensibilidade a estímulos como sons, cheiros, luzes e texturas.
O especialista também comemorou o avanço do Censo 2022 do IBGE, que pela primeira vez incluiu dados sobre pessoas com autismo. “O que não se mede, não se planeja. Precisamos conhecer esses números para pensar políticas públicas e garantir os direitos de todos com necessidades específicas”, ressaltou.
Essa foi a segunda vez neste ano que o tema foi abordado na Câmara de Taió. Em março, uma especialista do Estado de São Paulo, que atua na região, também participou de uma sessão trazendo informações e orientações à comunidade.
Com informações: Albanir Buzzi Júnior / Câmara Taió
