Com 14 anos, Ketlyn leva o nome de Canoinhas para o APAF Futsal Feminino
Ketlyn Gorchinski, de 14 anos, vai integrar as categorias de base da APAF, em Guaraciaba
Redação RWTV - Planalto Norte

O futsal feminino de Canoinhas celebra uma importante conquista. A jovem Ketlyn Gorchinski, de 14 anos, aluna da escolinha da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Canoinhas (FMEL), foi aprovada nos testes para integrar as categorias de base do APAF Futsal Feminino, em Guaraciaba.
O clube é reconhecido como uma das principais potências na formação de atletas da modalidade em Santa Catarina, acumulando títulos expressivos como o Estadual JESC (12-14 anos), Estadual CCEF e o Catarinense Sub-12. Além disso, também soma conquistas na Liga Catarinense (LCF), com títulos no Sub-10, Sub-11, além de bicampeonatos nas categorias Sub-13 e Sub-14.
“O projeto do Guaraciaba para onde nossa atleta está indo está se destacando muito a nível estadual e também nacional. É um projeto que fortalece o futsal feminino do nosso estado como um todo e, para nós, é motivo de orgulho ela estar indo pra lá”, afirma a professora Roseliane Tibes, que acompanhou o desenvolvimento da atleta na escolinha. A treinadora reforça que a aprovação é resultado direto da dedicação demonstrada em quadra.
Atuando como fixa, Ketlyn iniciou sua trajetória no esporte aos sete anos. “Estou com uma expectativa muito alta de ir pra lá. Eu comecei a jogar com sete anos, treinando aqui com a Roseliane, depois comecei a jogar no campo, mas nunca deixei de jogar futsal”, conta.
Ela lembra que as aulas na escolinha sempre combinaram disciplina e incentivo. “A professora sempre falava que a gente tinha futuro, pra mim mesmo ela sempre falava que eu tinha futuro. Para as outras meninas que querem jogar futebol eu digo que tenham o máximo de esforço, correr atrás e cada dia mais ser melhor que você mesma”, aconselha.
Atualmente, a escolinha da FMEL, mantida pelo Governo do Município, atende cerca de 70 atletas na modalidade feminina, oferecendo treinamento técnico gratuito e estrutura que serve como vitrine e ponte para o alto rendimento e o sonho do profissionalismo.
“O sucesso da Ketlyn é o reflexo do investimento que fazemos nas categorias de base e do trabalho sério realizado pelos nossos professores. Ver uma atleta da FMEL chegando a um clube do porte da APAF nos motiva a continuar fortalecendo o esporte em Canoinhas, abrindo portas para que outros talentos sigam o mesmo caminho”, destaca o gestor da FMEL, Cleverton Durau.


