Com Jorginho fechando portas no PL, Júlia Zanatta busca espaço no Progressistas
A Federação União Progressista poderá ganhar um reforço na janela para a troca de partido no próximo ano. A deputada federal Júlia Zanatta (PL), que mantém uma relação muito próxima da família Bolsona
Jeferson Kniess

A Federação União Progressista poderá ganhar um reforço na janela para a troca de partido no próximo ano. A deputada federal Júlia Zanatta (PL), que mantém uma relação muito próxima da família Bolsonaro, poderá se filiar ao Progressistas.
Uma fonte relatou que ela tem conversado com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também pensa na possibilidade de mudar para o Progressistas, aproveitando a força da federação. Uma conversa sobre a situação do filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro já ocorreu em Nova Iorque, em um almoço que contou com a presença do presidente nacional do União Brasil e coordenador da federação, Antônio Rueda, e do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. A questão é: se Eduardo mudar de partido, Júlia também mudará; agora, caso ele não mude, a ida da deputada catarinense para o Progressistas passa de certo para uma possibilidade.
A questão que poderá determinar a mudança de partido é que Júlia não desistiu de disputar uma vaga ao Senado. Preterida pelo governador Jorginho Mello (PL), que abraçou a pré-candidatura ao Senado da deputada Caroline de Toni (PL), ela não vê possibilidade de ganhar a vaga em uma convenção. “No PL não tem convenção. O Jorginho é quem decide”, relatou uma fonte próxima a Zanatta.
A mesma fonte também revelou que Bolsonaro, não abrirá mão das duas vagas ao Senado, e que defende que, além de Caroline, Júlia também dispute. “O Bolsonaro quer fazer a maior bancada no Senado”, relatou, completando que esse projeto é mais importante do que a eleição ao Governo do Estado.
A questão é que, se Júlia for para o Progressistas, poderá gerar uma disputa dentro do partido, já que o senador Esperidião Amin (Progressistas) deseja disputar a reeleição e, hoje, é o pré-candidato com o apoio dos deputados da federação. Mesmo assim, uma liderança como Zanatta, que conta com o apoio da família Bolsonaro, será vista com bons olhos pela União Progressista.
Marcelo Lula/SC em Pauta
