Encerramento do Abril Azul destaca importância da AMA Regional Taió
O mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Abril Azul, foi encerrado na Câmara de Vereadores de Taió com a participação da AMA Regional, entidade que atende
Renan Carlos

O mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Abril Azul, foi encerrado na Câmara de Vereadores de Taió com a participação da AMA Regional, entidade que atende mais de 100 crianças autistas a partir dos seis anos na região.
Durante a sessão, a presidente da associação, Carla Balak, apresentou dados atualizados do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), revelando aumento na prevalência do autismo: de uma em 36 para uma em 31 crianças.
Criada em 2023, a AMA oferece atendimentos com profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores de arte e música, entre outros. Um dos maiores desafios é garantir o acesso a neurologistas — atualmente, a associação mantém um convênio com Balneário Camboriú para esse atendimento.
A entidade também enfrenta dificuldades financeiras e depende de convênios com prefeituras e apoio da comunidade para manter os serviços. Municípios como Mirim Doce e Salete já deram parecer positivo para formalizar parcerias, e a documentação foi encaminhada também para a Prefeitura de Taió.
[IMAGEM: Imagem]
Foto: Câmara de Vereadores de Taió
No encerramento da sessão, Carla fez um apelo para que a causa autista não seja lembrada apenas em abril: “Lutamos pela inclusão o ano inteiro”, destacou. Os vereadores aprovaram uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho da AMA e à importância do apoio contínuo às pessoas com TEA e suas famílias.
Com informações: Albanir Buzzi Júnior / Câmara de Vereadores de Taió
