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Estudo aponta que apenas 5,5% dos alunos de SC saem do Ensino Médio sabendo Matemática
Santa Catarina ainda não recuperou os níveis de aprendizagem pré-pandemia, de acordo com um novo estudo da organização não governamental Todos pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (28). Confor
Jeferson Kniess

Santa Catarina ainda não recuperou os níveis de aprendizagem pré-pandemia, de acordo com um novo estudo da organização não governamental Todos pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (28). Conforme o levantamento, 5,5% dos alunos catarinenses saem do Ensino Médio sabendo matemática — uma queda de 3% em relação a 2019, quando era 8,5%. O número, no entanto, segue acima da média nacional.
O resultado se baseou em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2019 e 2023. Foram considerados alunos de quinto e nono ano do Ensino Fundamental, e do terceiro ano do Médio.
Em relação a Língua Portuguesa, 35,5% dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio tinham a aprendizagem adequada em 2023. Em 2019, o número era de 37,1%.
Os números de Santa Catarina superam a média de aprendizagem no de Ensino Médio no país, que é de 5,2% em Matemática e 32,4% em Língua Portuguesa. Em comparação com 2019, porém, as variações negativas no Estado foram maiores do que as nacionais — em Matemática, Santa Catarina variou -3% e o Brasil -1,7%; em Língua Portuguesa, o Estado caiu -1,6% e o país, -1,1%.
Santa Catarina ocupa o nono lugar no ranking de unidades da federação com melhores resultados em Matemática, e oitavo lugar em Língua Portuguesa. O Espírito Santo lidera a lista (9,1% de aprendizagem em Matemática e 42,6% em Língua Portuguesa). O Amapá tem o pior resultado em Matemática (2,2%) e o Maranhão, em Língua Portuguesa (19%).
Segundo Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, os dados mostram que, embora haja sinais de recuperação, a aprendizagem não voltou aos patamares pré-pandêmicos.
— O contexto geral ainda é de muitos alunos com níveis baixíssimos de aprendizagem. A pandemia intensificou esse quadro e tornou ainda mais urgente e importante que o poder público tenha ações voltadas para a superação dessas defasagens, que muitas vezes são de conhecimentos muito básicos que não foram desenvolvidos — pontua.
Em nota, a Secretaria do Estado de Educação informou que tem como prioridade investir na recomposição da aprendizagem e que vem implementando ações com foco na melhoria da educação estadual.
Mariana Barcellos/NSC
