- Início
- Política
- Nilso Berlanda é o único deputado do PL a se posicionar publicamente contra a candidatura de Carlos Bolsonaro em SC
Nilso Berlanda é o único deputado do PL a se posicionar publicamente contra a candidatura de Carlos Bolsonaro em SC
A possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina em 2026 tem provocado reações entre os parlamentares do PL no estado. Enquanto parte dos parlamentares (estaduais e federais) af
Jeferson Kniess

A possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina em 2026 tem provocado reações entre os parlamentares do PL no estado.
Enquanto parte dos parlamentares (estaduais e federais) afirma que seguirá a decisão do ex-presidente, outros reagem com cautela ou rejeitam abertamente a possibilidade de um nome “de fora” representar Santa Catarina. A maioria defende que a escolha seja construída com diálogo entre Bolsonaro e o governador Jorginho Mello, que preside a sigla em território catarinense.
Com duas vagas em disputa em 2026, o PL catarinense trabalha para lançar nomes competitivos e alinhados à linha política de Jair Bolsonaro. Nos bastidores, há pressão para que ao menos uma das vagas seja ocupada por um parlamentar com base eleitoral no estado.
O deputado estadual Nilso Berlanda foi o único a se posicionar abertamente contra a candidatura de Carlos. Segundo ele, trazer um nome de fora desrespeita o eleitor catarinense e ignora lideranças locais preparadas. “Seria um equívoco político”, afirmou.
“Tenho profundo respeito pela trajetória da família Bolsonaro e pelo trabalho que o vereador Carlos Bolsonaro realiza no Rio de Janeiro, especialmente na condução da comunicação do ex-presidente Jair Bolsonaro e na defesa de pautas conservadoras. Contudo, entendo que uma eventual candidatura ao Senado por Santa Catarina, em 2026, seria um equívoco político. Carlos não conhece a fundo o nosso estado, nem os desafios e necessidades dos catarinenses. Temos lideranças preparadas, com serviços prestados e raízes firmes em Santa Catarina. Impor um nome de fora seria subestimar a inteligência do nosso povo e desrespeitar a construção política local. Defendo que Carlos siga desempenhando seu papel onde tem feito diferença, enquanto, aqui em Santa Catarina, valorizamos e fortalecemos os nomes que representam verdadeiramente o nosso estado e os princípios da direita que defendemos com convicção.”
Geovani Martins/ND+
