Súmula registra seis incidentes, incluindo racismo, no jogo Santa Catarina x Barra
O caso deverá ser analisado pelos órgãos competentes da competição
Redação RWTV - Alto Vale

A súmula da partida entre Santa Catarina e Barra, disputada na noite de sábado (7), em Rio do Sul, foi marcada por uma série de ocorrências disciplinares e de segurança. O árbitro Gustavo Bauermann relatou seis incidentes envolvendo torcedores, membros de comissão técnica e um representante da equipe mandante.
De acordo com o documento oficial, aos 44 minutos do segundo tempo, a comissão técnica do Barra informou que um copo plástico e uma garrafa de água foram arremessados pela torcida do Santa Catarina em direção ao banco de reservas, sem atingir ninguém.
Já aos 56 minutos, o atleta Cleone Santos Silva (nº 17), do Barra, relatou ter sido vítima de injúria racial, sendo chamado de “macaco” por um torcedor da equipe mandante não identificado. Diante da denúncia, a arbitragem acionou o protocolo antirracismo, paralisando a partida por cerca de quatro minutos. Até o encerramento da súmula, nenhum boletim de ocorrência havia sido apresentado.
Ainda durante o segundo tempo, o assistente 2 informou que diversas garrafas plásticas com líquido não identificado foram arremessadas em sua direção pela torcida mandante, sem que houvesse contato físico.
Após o apito final, a situação se agravou. Segundo o árbitro, enquanto a equipe de arbitragem se dirigia ao vestiário, garrafas foram novamente arremessadas, e uma delas atingiu o árbitro no ombro.
Na sequência, pessoas vestindo camisas do Santa Catarina teriam invadido o campo de jogo e tentado acessar o vestiário da arbitragem, quebrando vidros. A situação exigiu a intervenção da Polícia Militar.
Por fim, a súmula registra que o árbitro e sua equipe foram verbalmente ofendidos pelo scout reporter da equipe mandante, que teria proferido insultos e palavrões contra a arbitragem, inclusive pela janela do vestiário.
O caso deverá ser analisado pelos órgãos competentes da competição, podendo resultar em punições ao clube mandante e aos envolvidos.
Polidoro Júnior


