Temporais voltam a ganhar força em Santa Catarina nesta sexta-feira (20)
Frente fria e sistema de baixa pressão elevam risco de alagamentos, enxurradas e danos na rede elétrica
Redação RWTV - Planalto Norte

As instabilidades voltam a ganhar força em Santa Catarina nesta sexta-feira (20). O avanço de uma frente fria sobre o mar, somado às instabilidades em diferentes níveis da atmosfera e à atuação de um sistema de baixa pressão entre o continente e o oceano, favorecem a formação de temporais entre o final da manhã e a noite.
Os temporais iniciam ainda pela manhã nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente em áreas do Meio-Oeste e do Litoral Sul. No decorrer do dia, as tempestades avançam para as demais regiões do estado.
Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, os temporais devem ser acompanhados de chuva intensa e fortes rajadas de vento. Nessas áreas, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica. Nas demais regiões, os temporais tendem a ocorrer de forma mais isolada, com risco moderado.
Com o deslocamento do sistema de baixa pressão entre o litoral do Paraná e Santa Catarina, já no início do sábado (21), entre a madrugada e a manhã, as instabilidades continuam, porém com chuva persistente, principalmente no Litoral Norte e regiões próximas. O risco permanece de moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais.
A Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos canais oficiais.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.


