- Início
- Alto Vale
- Equipes de robótica de Rio do Sul conquistam títulos na etapa estadual da First Lego League
Equipes de robótica de Rio do Sul conquistam títulos na etapa estadual da First Lego League
A fase nacional será realizada de 5 a 8 de março de 2026 em São Paulo (SP)
Redação RWTV - Alto Vale

As equipes de robótica Tortuga Bots e Rio Bots, da Escola Modelo Ella Kurth, representaram a Rede Municipal de Educação de Rio do Sul na etapa estadual do Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLLC), realizada na Escola SESI, em Caçador nesta semana. Ao lado de outras 27 equipes de escolas públicas e privadas do estado, os estudantes competiram nas categorias Projeto de Inovação, Design do Robô, Core Values e Desempenho do Robô.
A participação dos times rio-sulenses foi de grande destaque. A Tortuga Bots conquistou o prêmio de Melhor Design do Robô, reconhecimento que valoriza a engenharia, a estratégia e a qualidade técnica da construção e programação do robô. Já a equipe Rio Bots alcançou um resultado ainda mais expressivo: foi finalista no Desempenho do Robô e ficou em 1º Lugar da etapa estadual, garantindo vaga para o torneio nacional da First Lego League.
A fase nacional será realizada de 5 a 8 de março de 2026 em São Paulo (SP), reunindo equipes de todo o país em um dos principais eventos de robótica educacional do Brasil.
Voltado a estudantes de 9 a 15 anos, o torneio desafia os participantes a encontrarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir do conceito STEAM – que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A cada temporada, seguindo regras específicas, os jovens constroem e programam robôs para cumprir diversas missões em uma mesa oficial de competição, sempre orientados pelos valores essenciais do programa, como respeito, inclusão, cooperação e competição amigável.
De acordo com os técnicos Diego Jacomini e Gilberto Vendramin Junior, os resultados em Caçador comprovam o potencial dos estudantes e a importância da robótica como ferramenta pedagógica. Eles ressaltam que a participação em torneios como a FLL permite aplicar, na prática, os conteúdos trabalhados em sala de aula, desenvolvendo o espírito investigativo, a capacidade de resolver problemas reais, o planejamento, o diálogo, o trabalho em equipe e a tomada de decisões.
Clóvis Eduardo Cuco - Departamento de Comunicação - Prefeitura de Rio do Sul


