- Início
- Polícia Civil
- Mulher é capturada em Vidal Ramos e homem é preso na Argentina, após cooperação internacional
Mulher é capturada em Vidal Ramos e homem é preso na Argentina, após cooperação internacional
Este é um exemplo da eficácia da cooperação internacional no combate à impunidade de crimes hediondos
Redação RWTV - Alto Vale

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Vidal Ramos, deflagrou uma importante operação na tarde do dia 11 de dezembro de 2025.
Com apoio da Polícia Militar, foram iniciadas diligências para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão e a dois mandados de prisão preventiva, expedidos contra um casal acusado de Estupro de Vulnerável.
O Cumprimento dos Mandados em SC
No local, as autoridades conseguiram prender uma feminina de 32 anos de idade, acusada de estupro de vulnerável por omissão. Este tipo de crime imputa responsabilidade a quem tinha o dever legal de proteger a vítima, mas falhou, permitindo que o abuso ocorresse.
O mandado de prisão contra o homem, também de 32 anos e principal acusado, não pôde ser cumprido inicialmente. Ele soube que o resultado do exame de DNA era positivo para a autoria do abuso contra a própria enteada — que em razão do crime engravidou — e iniciou um plano de fuga.
A Fuga e a Cooperação Internacional
O acusado evadiu-se um dia antes da operação, refugiando-se em Ituporanga e, no dia 11, seguiu para a Argentina, utilizando um táxi contratado por familiares argentinos para garantir a travessia e evitar a detenção.
A Polícia Civil, em diligências rápidas, confirmou que o foragido havia cruzado a fronteira e estava em solo argentino, tendo seu paradeiro identificado.
Diante da localização no exterior, o Ministério Público agiu com extrema celeridade, requerendo a inclusão do indivíduo na lista de Difusão Vermelha da INTERPOL, um alerta global para a localização e prisão de criminosos procurados.
Ação Célere e Captura na Argentina
A Polícia Federal prontamente realizou os trâmites do alerta, e em um ato de exemplar cooperação internacional, a Polícia Argentina deu a pronta resposta.
A Polícia Civil de SC contatou agentes da Brigada de Inteligência de Fronteiras da Polícia de Misiones para a troca de informações cruciais sobre o foragido procurado pela INTERPOL.
O trabalho conjunto entre a Brigada de Investigação de São Pedro e o pessoal da Brigada de Inteligência de Fronteira de Misiones resultou na localização e prisão do indivíduo de 32 anos, dando fiel cumprimento ao mandado de prisão por estupro de vulnerável.
A Polícia Civil agradece a todos que de forma direta e indireta colaboraram para que hoje tivéssemos esse desfecho, em especial a Polícia Argentina pela pronta resposta na captura logo que contatada. Este é um exemplo da eficácia da cooperação internacional no combate à impunidade de crimes hediondos.


